domingo, 24 de junho de 2012

Animais Tem Sentimentos!!!

Trabalhando em uma floresta do Congo, durante um entardecer, o pesquisador fez com que um bando de chimpanzés selvagens que caminhavam por sua trilha habitual de casa se deparasse de surpresa com um leopardo que prendia um filhote de chimpanzé em seus dentes, ambos empalhados.

Imediatamente, o bando passou a atacar ferozmente o felino com pauladas. Depois de Alguns minutos, cansados todos se retiraram para descansar.

Durante a noite, o pesquisador retirou o felino empalhado deixando somente o pequeno chimpanzé empalhado estirado inerte ao lado da trilha.

Na manhã seguinte, narra o professor, logo cedo o bando de chimpanzés voltaram ao local Em um silêncio absoluto formaram um circulo ao redor do "morto". Alguns aproximaram um pouco, mas logo se afastaram.

Por fim uma fêmea aproximou-se mais a mais do "Vitima" e, cautelosamente observou-a, cheirou-a, voltou-se para os companheiros e meneou a cabeça em silêncio. Em seguida o grupo retirou-se cada um para um lado, e guardaram uma quietude e um fúnebre silêncio pelo resto do dia.

Certas reações de animais selvagens nos surpreendem principalmente quando acreditamos que determinadas reações são próprias somente de seres evoluídos como nós. Considerando os fatos relatados aqui, podemos entender que certas emoções e sentimentos fazem parte natural da evolução do comportamento de seres vivos, quaisquer que sejam eles.

Neste caso específico podemos perceber claramente o sentimento de pesar e de tristeza pela morte' de um companheiro e, como que uma reação, uma atitude de "respeito" modificando conscientemente o comportamento naquele dia.

um experimento de pesquisa realizado pelo Prof. Dr. Adriaan Kortlandt (Universidade da Amsterdam)

Um comentário:

  1. As pessoas acham que só porque são bichos não teem sentimentos,eles sentem as mesmas coisas que nós humanos, sentem frio,fome,saudade...e assim como nós também necessitam de carinho e atenção.

    ResponderExcluir